Dance-pop é um subgênero da música pop que evoluiu nas discotecas, cerca do início dos anos de 1980, que combina batidas de dance com uma estrutura de música pop. Porque existe uma tal ênfase no formato-íntegro em músicas dance-pop, é muitas vezes vista como uma classificação separada para além de puro acaso pela própria dance music. Dance-pop também está intimamente relacionada com a teen pop e movimentosEurodance em meados dos anos 80 e final 1990, a ascensão das chamadas boy bands e girl groups, bem como a reintrodução do vocoder e similares, tais inovações.
O dance-pop é frequentemente encarado pelos historiadores como um produto musical da mídia, como muitos músicos e times de compositores surgiu do gênero. Músicos como André Cymone e Jimmy Jam e Terry Lewis (todos de quem tinham sido musicalmente ligado com Prince) e Patrick Leonard (que tinha sido um membro da banda Trillion), assim como DJs como Jellybean Benitez e Shep Pettibone, se tornaram estrelas no seu próprio direito, devido à lustrosas produções que cumulou com artistas como Madonna, Jody Watley e Janet Jackson. Na verdade, Nile Rodgers e Bernard Edwards, (dois dos quais tinham sido estrelas na discoteca quando faziam parte do grupo Chic), foram capazes de prosperar como produtores de material para artistas mais recentes de ascensão no dance-pop.
Outros artistas fizeram sucesso com o dance-pop, como a cantora Cher no fim dos anos 90 com a canção "Believe", e artistas recentes como Hilary Duff, Sophie Ellis-Bextor, Geri Halliwell e Holly Valance, passando pelasSpice Girls, Kylie Minogue e Dannii Minogue.